Ontem recebi um pedido para apresentar aqui no blog as ilustrações de Margaret Mee*. Infelizmente a pessoa que comentou não deixou o nome, foi "Anônimo(a)", mas se passar por aqui de novo verá que atendi seu pedido. Adoro quando isso acontece porque sou apaixonada por imagens e quando vejo que é alguém que ainda não conheço ou não ouvi falar, vou pesquisar para atender o pedido. E assim fiz. Então vamos conhecer quem é ela:
* Achei o nome dela como Margareth Mee e Margaret Mee |
Margaret Mee foi uma artista e botânica inglesa responsável por catalogar um número enorme de bromélias através de suas pinturas.
A inglesa vem para o Brasil cuidar da irmã doente e mora durante quatro anos em São Paulo. Depois escolhe o Rio de Janeiro para morar e aqui fica por vinte anos.Iniciando estágio no Jardim Botânico do Rio, ela acaba trabalhando em perfeita harmonia com a fundação nas décadas de 70 e 80.Durante toda sua estadia no Brasil ela viaja diversas vezes para a Amazônia se encantando com sua flora, fauna e cultura.Viajando pelos rios da floresta amazônica ela conhece as lendas do boto, do curupira e crençasda floresta, o canto do Uirapuru, a pororoca e outras riquezas da Amazônia.
Já idosa e antes de voltar para a Inglaterra ela queria ver a flor do cacto da lua que só floresce uma vez por ano e numa excursão especial ela realiza aquele que seria seu último desejo no Brasil.
Nem tudo eram flores e Margaret Mee assustada com a devastação da Amazônica volta para sua Inglaterra para buscar recursos para fundar uma organização. Infelizmetne ela não consegue ver seu sonho realizado. Depois de escapar de todos perigos da selva brasileira, ela morre na selva urbana de Londres em acidente de carro em 1988.
Hoje existe a Fundação Margaret Mee cuja sede fica no Rio de Janeiro.
Em 1994 a Beija-flor desfilou com o enredo Margaret Mee
Ilustrações de Margaret Mee
Reviewed by Josy
on
março 11, 2010
Rating:
Olá!
ResponderExcluirMuito bonita a estória dela e mais linda são as ilustrações dela.Parabéns pela pesquisa.
Abraços.
Somente um coração doce com o de Margaret Mee poderia criar desenhos tão lindos, né? Parabéns, Jô, pela escolha - esss imagens realmente são excelentes pra decoupage! ;-) Bjão, fique com Deus!
ResponderExcluirBELISSIMO TEXTO!lindos desenhos da Margaret Mee, realmente ela merecia essa homenagem, que também transmito a vocé por ser tão sensivel,em seus posts bjs.
ResponderExcluirilustrações dessa senhora-anjo nos fazem viver momentos de rara beleza e ao voltarmos a faze-lo é uma tentativa de mante-la viva em sua sensibilidade e sua também.obrigado
ResponderExcluir